Mudar de casa: quais são os assuntos que tenho de tratar?

Mudar de casa - quais são os assuntos que tenho de tratar

Mudar de casa pode ser uma experiência emocionante, mas também pode ser stressante e desafiadora. Seja qual for o motivo da sua mudança – uma nova oportunidade de emprego, uma mudança de estilo de vida ou simplesmente a necessidade de mais espaço.

Para além de ter de se preocupar em transportar as coisas de uma casa para a outra, tem também de se preocupar em resolver um conjunto de assuntos.

Apresentamos uma lista do que deve tratar logo após mudar para a sua nova casa:

Alterar a morada fiscal

Para alterar a morada fiscal poderá fazê-lo via online ou presencialmente. Se optar por fazê-lo online, pode alterar a morada do cartão de cidadão online no Portal ePortugal ou no Portal das Finanças.

Ao fazer este processo online, irá precisar de um leitor de Cartão de Cidadão, do PIN de autenticação do Cartão de Cidadão e o PIN de morada atribuídos quando foi emitido o seu cartão de cidadão.

Se optar por alterar a sua morada presencialmente, poderá deslocar-se aos balcões das Lojas do Cidadão ou do Instituto dos Registos e do Notariado (IRN). Terá apenas de dar entrada do pedido de alteração de morada e tem um custo de três euros.

No fim deste processo, tenha feito online ou presencialmente, deve sempre confirmar no Portal das Finanças se a alteração de morada foi realizada com sucesso.

Não esquecer que ao alterar a morada no cartão de cidadão, essa informação será automaticamente atualizada na sua carta de condução.

Fornecimento de água

Ao mudar de casa, tem de celebrar um novo contrato de fornecimento de água se a sua nova casa não for na mesma cidade uma vez que a empresa fornecedora da água não será a mesma. Se por acaso mudar de casa dentro da mesma cidade, poderá haver a possibilidade de manter o mesmo contrato.

Poderá fazê-lo de duas maneiras: presencialmente nos serviços municipalizados de água e saneamento ou através de email indicado pelo município da sua área de residência.

Se por acaso a sua casa já tiver o contador instalado, deverá fornecer a leitura atual do mesmo.

Fornecimento de eletricidade e/ou gás e telecomunicações

Ao fazer a mudança para a sua nova casa, irá precisar de escolher uma empresa para fornecer a eletricidade e/ou gás.

No caso da eletricidade, basta pedir à empresa onde já tem contrato para que altere a morada de fornecimento. Em princípio, irá conseguir manter as mesmas condições, no entanto, quando falar com a empresa pergunte se vai conseguir manter as mesmas condições contratuais.

Uma vez que ainda demora para fazerem a ligação de eletricidade e/ou gás na sua nova casa, aconselhamos que faça o pedido com antecedência suficiente.

Quando mudar de casa, deve falar com sua operadora e pedir a alteração de uma morada para a outra. Deve ter em atenção quando irá entrar na sua nova casa para pedir a mudança do serviço no tempo certo.

Pedir a isenção do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI)

Se a casa para onde está a mudar for sua, e caso reúna todas as condições, poderá pedir a isenção de IMI.

Só poderá fazer este pedido assim que fizer a alteração da sua morada no Portal das Finanças e terá de o fazer num prazo máximo de 60 dias após a escritura.

Leia também: O que é o IMI

Atualize a morada do Documento Único Automóvel (DUA)

Presencialmente num balcão do Instituto dos Registos e Notariado com o preenchimento do modelo único para registo automóvel.

Após alterar a morada no cartão de cidadão, tem 60 dias para fazer a alteração no DUA.

Online no portal Automóvel Online (www.automovelonline.mj.pt). Irá precisar do leitor de cartões.

Deve notificar o seu banco

Quando mudar de casa, deve dirigir-se ao seu banco ou instituições financeiras com um comprovativo de morada de forma a atualizar a sua morada.

Informe as suas seguradoras

Se tem um seguro de saúde, multirriscos, seguro automóvel ou outros seguros, deve entrar em contactos com as empresas seguradoras e informar-se sobre o que deve fazer para atualizar os seus dados.

Ao mudar de casa, deve ter em atenção que poderão haver ajustes no valor a pagar, uma vez que a geografia poderá ter influência no grau de risco envolvido na proteção.

Escolha o Centro de Saúde para ter acesso a cuidados de saúde públicos na sua nova área de residência

Para ter acesso aos cuidados de saúda da sua nova área de residência, deve deslocar-se ao Centro de Saúde de forma a fazer o registo.

Atualize a sua morada na empresa

Deve informar a sua empresa que mudou de casa de forma a manterem sempre os seus dados atualizados.

Peça a reexpedição de correspondência postal

De forma a que o seu correio seja reencaminhado para a sua nova morada, deve fazer o pedido junto dos CTT através do preenchimento de um formulário disponível no site dos CTT.

Informe o Condomínio sobre a alteração do proprietário do imóvel

Se comprou a casa para onde está a mudar, deve informar o condomínio que o imóvel mudou de proprietário.

Verifique se o imóvel já está registado nas finanças

Após fazer a escritura da sua casa, a atualização será feita automaticamente na Conservatória do Registo Predial.

Se quiser consultar no site das finanças, deve esperar pelo menos 30 dias depois da escritura para confirmar se a casa já está em seu nome.

Se por alguma razão a casa ainda não estiver em seu nome, deverá deslocar-se às finanças com a cópia da escritura e solicitar que procedam à alteração.

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