É possível investir com um salário mínimo?

salário mínimo

Quer investir, mas tem um salário mínimo e acha impossível? Talvez não seja assim tão impossível.

Existem várias formas de começarmos a investir com muito pouco, mas antes é importante ter noção de como devemos organizar e poupar o nosso orçamento. Assim o primeiro passo para começar a investir é organizar.

1. Organizar o Orçamento Mensal

Em muitos casos, chegamos ao final do mês sem conseguir poupar nada ou então a poupar muito pouco. Parece que a esperança para podermos investir em algo que nos dê um rendimento extra ou que nos “desafogue” das despesas ao final do mês está totalmente perdida.

Pois bem, está então na hora de perceber como poderá poupar e investir.

Antes demais pense que não devemos de poupar ao fim do mês, mas sim no início, quando recebe o seu ordenado. É importante que mude o seu mindset e consiga poupar logo no início do mês. Mas como?

Comece por pagar a si próprio. Defina uma percentagem, por mais pequena que seja, do ordenado que deve de pagar a si mesmo, e depois pague os restantes gastos. Estes podem ser divididos em duas categorias: os gastos essenciais e os gastos não essenciais.

Nos primeiros, aqueles que não pode “fugir”, considera-se renda, luz, água, na sua vida. Neste tipo de gastos deve de tentar procurar formas de poupar. Procurar outros serviços que possam ser mais baratos ou que ofereçam melhores pacotes a longo prazo. Deve também de identificar quais são os seus gastos não essenciais, ou seja, gastos que pode facilmente dispensar e repensar se serão assim um benefício tão grande na sua vida.

É essencial que saiba exatamente onde gasta cada cêntimo do seu orçamento mensal, e poupar o máximo que conseguir, o que pode implicar excluir alguns extras que possam ser só considerados caprichos.

2. Procure encontrar uma fonte de rendimento extra

Já poupa o máximo possível, e mesmo assim não consegue que lhe sobre dinheiro no final do mês? Tente encontrar uma forma que o permita ter um rendimento extra. Procure criar um pequeno negócio que lhe permita render algum dinheiro, e usa esse mesmo dinheiro para investir. Pense em algum serviço ou produto que possa criar e vender, ou até mesmo um hobbie que tenha e que possa obter rendimento. Pense em formas, que não lhe ocupem muito tempo, mas que possam ser rentabilizadas.

Numa segunda fase, pense em investir essas mesmas poupanças em algo que possa rentabilizar. Já pensou em investir numa casa que posteriormente possa arrendar? O quão agradável seria chegar ao final do mês e ver aquele rendimento extra na conta?

3. E se mesmo assim não conseguir ter dinheiro para investir?

Invista tempo! Tal como referi anteriormente procure criar algo seu. Algo desde raiz. Invista em si e em formações que pode obter facilmente. Veja também nesse artigo: dicas para economizar nas despesas!

Atenção: só deverá de investir depois de ter construído o seu fundo de emergência 😉

Vamos investir com um salário mínimo? Boa sorte no processo!

Siga-nos também nas nossas redes sociais: Instagram, Facebook e Linkedin.

0 Comments

Submit a Comment

Artigos Desta Categoria

Artigos Mais Recentes