Mentalidade de rico ou de pobre? Descubra as principais diferenças

mentalidade de rico

Sabia que a nossa mentalidade tem muita influência no rumo do nosso sucesso? É verdade, a forma como pensamos impacta a forma como agimos e, consequentemente, as nossas ações e o sucesso que advém destas. Sabes se tem mentalidade de rico ou de pobre? Vamos ajudá-lo a descobrir.

Na realidade, quando falamos de mentalidade de rico ou pobre, falamos de mentalidade de quem é bem-sucedido ou de quem não é tão bem-sucedido.

1. Pessoas com Mentalidade de ricos pensam de uma forma diferente.

Independentemente de termos mente de rico ou pobre, é possível mudar a nossa mente, basta querermos. Não podemos alterar o que acontece à nossa volta, mas podemos escolher como queremos incutir isso na nossa vida. Podemos sempre escolher de que forma, as coisas que acontecem à nossa volta e sobre as quais não temos qualquer tipo de controlo, interferem na nossa forma de pensar e de agir. Existem mesmo estudos que põem em prática esta teoria, ou seja, vários estudos mostram que as pessoas que são bem-sucedidas pensam de uma forma diferente e não deixam que sejam a mente a controlá-los.

2. Pessoas com Mentalidade de ricos sabem que são eles os responsáveis pelos seus feitos.

Uma pessoa bem-sucedida sabe que é ela a responsável pelos seus feitos ou pelos seus fracassos. Se realmente quer algo, sabe a forma como tem de agir, então de nada lhes vale inventar desculpes que justifiquem as suas ações. Assumem a responsabilidade do que fizeram. Caso isso seja positivo ou negativo.

Por outro lado, as pessoas que não tão bem-sucedidas, acreditam que a vida simplesmente lhes acontece e desempenham papel de vítima. E atenção, que isto pode acontecer sem darmos por isso. Arranjamos justificações sem perceber que o estamos a fazer, como por exemplo, quando se diz a frase “Há coisas mais importantes que o dinheiro”. Realmente, existem coisas muito mais importante que o dinheiro, mas isso não pode servir como desculpa para não sermos sucedidos financeiramente.

3. Pessoas com Mentalidade de ricos gerem os seus capitais.

Normalmente, as pessoas gerem o seu dinheiro mensalmente, ou seja, gerem o seu orçamento financeiro de acordo com o salário que recebem mensalmente. Esta forma de pensar, leva a que ao fim do mês não exista a sobra de nenhum dinheiro para o quer que seja, e assim torna-se impossível de poupar. Acaba por se cair num ciclo. Gasto todo o meu dinheiro até ao fim do mês, não consigo poupar nada, não posso investir. E só existe uma forma de deixar este ciclo para trás. Focar no capital. Mas como? Primeiro começar por poupar parte do salário mensal, deixando sempre de parte um valor que razoável para a pessoa, e depois começar a investir e assim criar novas fontes de rendimento. Ou seja, criar um rendimento passivo, que não necessita de trabalho ativo. As pessoas com uma mentalidade rica já possuem este pensamento, não precisam de gastar horas do seu dia para ganhar dinheiro. O que não implica que não exista um trabalho ativo, mas permite que exista uma folga no orçamento.

4. Pessoas ricas estão em constante aprendizagem, pessoas pobres pensam saber tudo.

Pessoas que pensam saber tudo, não têm mais espaço para aprender, nem sentem a necessidade disso. Isto, na nossa opinião, trata-se de um dos piores erros das nossas vidas. Seja em que área for, há sempre espaço para novas aprendizagens, mas sobretudo na área de finanças pessoais, onde não nos ensinam nada sem que sejamos nós a querer saber mais.

Será que queremos “ganhar” a razão, ou queremos antes atingir a nossa independência financeira? Esperando que a resposta seja a segunda, é necessário procurar por mais conhecimento.

Claro que estes tópicos podem não se aplicar a todas as pessoas e devemos de ter em conta que cada caso é um caso, mas para além destes, podemos identificar muitos mais traços que se adaptam mais a pessoas ricas ou mais a pessoas pobres. E desse lado, já pensou se é uma pessoa com mentalidade de rico ou uma pessoa com mentalidade pobre?

Siga-nos nas redes sociais: Facebook e Instagram

Veja aqui algumas dicas de poupança para evitar comprar desnecessárias!

0 Comments

Submit a Comment

Artigos Desta Categoria

Artigos Mais Recentes