Literacia Financeira na Infância

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Neste artigo iremos abordar o tema da Literacia Financeira na Infância, e de que forma esta abordagem no seio familiar permite aumentar o conhecimento sobre Literacia Financeira nas sociedades.

Ao iniciar a conversa sobre finanças com os mais pequenos, logo desde tenra idade, permite que se tornem adultos mais informados e conscientes sobre a influência que este tema tem na vida das famílias. No entanto, esta pode ser uma conversa que não seja tão simples assim, já que é necessário desconstruir o tema de forma a torná-lo mais simples de se entender. Assim, é essencial que os pais estejam prontos para responder a um conjunto de questões que permitam aos mais jovens de perceber o que é a Literacia Financeira de uma forma simples. Algumas questões importantes para desenvolver este tema podem ser:

  • O que é, de onde vem e para que serve o dinheiro?
  • Qual o valor do dinheiro?
  • Como podemos ter mais dinheiro?
  • Como podemos poupar?
  • Porque devemos poupar?

O nível de complexidade das questões tende a aumentar com a idade, e pode-se mesmo dividir por faixas etárias estas questões. Por norma dos 4 aos 8 anos inicia-se a introdução ao tema com questões mais simples. Depois nas faixas etárias dos 9 aos 12, dos 13 aos 18 aumenta-se a complexidade das questões e, consequentemente, das explicações providenciadas. No entanto, o importante para qualquer idade é a compreensão das questões e aplicação das mesmas no seu dia-a-dia. Nenhuma questão é demasiado complexa, mas muitas das vezes existem formas de desconstruir a questão de uma forma diferente e que pode facilitar a compreensão da explicação.

Para além desta abordagem com os mais novos, é também importante adotar alguns instrumentos e soluções que possa facilitar na aprendizagem dos conceitos financeiros. Por exemplo, a atribuição de uma mesada ou semana pode ser um instrumento facilitador na compreensão do conceito de orçamento e gestão de dinheiro. O mealheiro, que permite descobrir o conceito de poupança ou os cartões bancários adaptados, que permitem ter contacto com conceitos mais avançados.

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