Inflação no orçamento familiar: Como aliviar o impacto?

inflacao no orcamento familiar

Diante dos últimos acontecimentos económicos que estamos a presenciar em todo o mundo, o impacto da inflação no orçamento familiar está a fazer parte do dia a dia dos portugueses e a preocupar muitas famílias.

Neste sentido, é importante entender este tema que está ligado diretamente com o poder de compra e a qualidade de vida. Em períodos de subida das taxas de juros, é essencial conhecer as melhores estratégias para proteger as suas finanças.

O que é a inflação

A inflação é um reflexo do aumento geral dos bens e serviços dentro de uma economia de mercado, onde os preços sofrem alterações constantes. A medição da inflação é feita com base na média das despesas de consumo das famílias em produtos e serviços.

Estes bens e serviços compostos por diversos artigos formam o que o mercado chama de cabaz, que pode ou não ter uma variação de valor no ano seguinte. A média de preço do cabaz completo é nomeada como o Índice Harmonizado de Preços no Consumidor.

Este índice é definido todos os meses, e é sempre comparado com o mesmo índice do ano anterior, o que é chamado de Taxa de Inflação Homóloga. É através desta taxa que o mercado consegue perceber se existe, ou não, uma inflação dos preços dos bens de consumo.

Quais são os impactos da inflação no orçamento familiar?

A subida da inflação impacta diretamente o orçamento das famílias pois ela está ligada ao aumento dos preços dos produtos e serviços que os consumidores utilizam no dia a dia. Ou seja, reflete a perda do poder de compra das famílias, assim como a capacidade de investimento e poupança.

As taxas de juros seguem a tendência do aumento da inflação, o que torna o acesso a créditos, como o Crédito Habitação, mais difícil pois este tende a ficar cada vez mais caro.

Como aliviar o impacto da inflação?

Com este cenário, a melhor estratégia para aliviar o impacto da inflação no orçamento familiar, é fazer uma estruturação de todas as despesas, definir as prioridades e saber onde pode reduzir os gastos de modo a aliviar as contas no final do mês.

Neste artigo é possível ver algumas dicas para ter um maior controlo e organização do orçamento familiar.

Com as estratégias corretas é possível poupar e estar mais preparado para as situações de maior dificuldade, como o aumento dos preços.

Por falar em poupança, outra questão bastante importante é criar um fundo de emergência, o famoso “pé de meia” para que ele possa ser utilizado em alguma situação de grande necessidade financeira.

A criação deste fundo tem como objetivo evitar que as famílias recorram ao crédito pessoal no caso de alguma despesa inesperada, o que pode complicar ainda mais as finanças e comprometer a taxa de esforço.

Leia também: O que é um Crédito Pessoal e como funciona

Para a organização do orçamento e criação do fundo de emergência, reduzir as despesas é essencial. Nestes artigos separámos algumas dicas para que possa poupar nas despesas do dia a dia e também para poupar em tempos de mudança.

A poupança também pode acontecer na correta negociação dos créditos, principalmente o Crédito Habitação.

Nesta situação do aumento das taxas de juros, as prestações do Crédito Habitação que estão indexadas à taxa variável vão subir bastante, o que pode levar muitas famílias ao incumprimento bancário. Por isso, renegociar com os bancos de modo a conseguir aliviar o impacto deste aumento é primordial.

Leia também: Devo renegociar o crédito habitação?

Como a Credível pode ajudar neste cenário da subida da inflação?

O trabalho da nossa equipa é justamente negociar os serviços de crédito com os bancos parceiros de forma a garantir as melhores condições para os clientes.

A equipa irá avaliar a condição contratual de cada cliente de modo a perceber se consegue baixar o spread, alterar o prazo do financiamento, alterar o indexante e, principalmente, negociar os seguros de vida e multirriscos fora do banco. Com esta última negociação é possível poupar milhares de euros até ao final do prazo do empréstimo.

Os nossos serviços são totalmente gratuitos para o cliente, que terá um profissional qualificado para conseguir as melhores condições de crédito.

Preencha o formulário abaixo e fale agora com a nossa equipa, estamos à disposição para ajudá-lo(a) de forma totalmente gratuita.

FALE CONNOSCO

A nossa equipa especializada entrará em contato consigo o mais breve possível! Até já!

Artigos Relacionados

0 Comments

Submit a Comment